São Borja, do Rio Grande do Sul, é obrigado pela Justiça a trocar de nome e escudo

A Associação Esportiva São Borja informou, nesta terça-feira (3), por meio das redes sociais, a necessidade de mudar de nome e escudo por conta de uma batalha judicial. Agora, ele passará a se chamar Esporte Clube São Borja e recebeu um novo design em seu emblema.

 

Isso aconteceu por conta da reativação do antigo clube, com mesmo nome e que não estava regularizado desde o final dos anos 90. Apesar de ter ganho em primeira instância, o agora EC São Borja, criado em 2009, preferiu efetivar a mudança de nomenclatura para evitar a falta de documentação para participar das competições oficiais em 2022.

 

Veja abaixo o comunicado completo do clube:

 

A diretoria eleita no último dia 15 de março de 2022, em respeito aos seus torcedores, apoiadores e patrocinadores, vem a público prestar o seguinte comunicado e esclarecimentos:

Inicialmente, esclarece-se que a necessidade da troca de nome surgiu através do pleito de reativação de antigo clube, de nome similar e que não possuía atividades regulares desde o final dos anos 90.

Considerando que a Associação Esportiva São Borja, com personalidade jurídica distinta, foi legalmente constituída em 19/02/2009 e que perdurou por 13 anos sem qualquer oposição, o clube ingressou na justiça visando a manutenção do seu nome, sobretudo para preservar a sua história.

Em primeiro grau, o juízo da Segunda Vara Cível da Comarca de São Borja julgou a referida ação procedente para o fim de assegurar a manutenção do nome para a Associação fundada em 2009, o que foi objeto de recurso, de modo que o presente caso ainda se encontra sub-judice.

No entanto, apesar do êxito em primeiro grau e da alta probabilidade de manutenção da decisão de 1º grau em sede de recurso, é importante salientar que, desde a intimação do Cartório informando a necessidade da troca do nome, as atividades administrativas do clube estão prejudicadas, que não pôde até hoje averbar a sua ata de eleição e posse da nova diretoria e ainda teve sua conta bancária bloqueada em razão desta falta de atualização.

Apesar de entender a afinidade criada com a nomenclatura AESB (Associação Esportiva São Borja) e de confiar no êxito da ação judicial, com a única e exclusiva finalidade de não colocar em risco a participação nas competições em 2022 pela falta de documentação legal em tempo hábil, o que poderia decretar o fim do futebol profissional nesta cidade, houve a aprovação estatutária da troca do nome para ESPORTE CLUBE SÃO BORJA.

Não se trata de um novo clube (mesmo CNPJ), mas sim da sequência da história da Associação Esportiva São Borja, que muitas alegrias proporcionou ao povo são-borjense, porém com uma nova cara: no símbolo e no nome.

Assim, damos as boas vindas ao Esporte Clube São Borja, que carrega consigo em seu símbolo a mesma fundação.

Em nota enviada em sua rede social, clube gaúcho informou a mudança de nome de Associação Esportiva São Borja para Esporte Clube São Borja

Related Posts

Matheus Babi volta a jogar depois de quase dez meses lesionado

Matheus Babi, atacante com passagem no Botafogo e atualmente no Athletico, voltou a atuar depois de quase dez meses afastado dos gramados. O jovem atacante de 24…

Marcelo Gallardo vira opção do PSG para substituir Mauricio Pochettino, diz jornal

O Paris Saint-Germain se sagrou campeão francês pela décima vez, mas não considera sua temporada um sucesso após a queda da Uefa Champions League para o Real…

Danilo Soares faz balanço de temporada pelo Bochum na Bundesliga: ‘Surpreendemos’

Em sua primeira temporada na elite do futebol alemão, o lateral-esquerdo Danilo Soares avalia de forma positiva o retorno do VfL Bochum na disputa da Bundesliga após…

PSG teve prejuízo recorde na última temporada: R$ 1,1 bilhão

Nesta quinta-feira (12), o blog ‘Swiss Ramble’ divulgou dados financeiros da última temporada do Paris Saint-Germain, revelando que o clube francês teve um prejuízo gigantesco, de 225…

Vini Jr. marca primeiro hat-trick da carreira e torcedores vão à loucura

Já campeão de LaLiga, o Real Madrid recebeu o Levante nesta quarta-feira (12), no Santiago Bernabéu, e goleou por 6 a 0, com gols de Mendy, Benzema,…

Jonatas Santos celebra título da Liga nos Emirados Árabes Unidos: “Momento único”

O Al Ain, um dos principais clubes dos Emirados Árabes Unidos, consagrou na última quarta-feira (11) o seu domínio no futebol nacional na atual temporada. A equipe havia…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.