O River Plate, da Argentina, comunicou que irá suspender por seis meses o torcedor que provocou um gesto racista contra a torcida do Fortaleza, no estádio Más Monumental (antigo Monumental de Nuñez), pela Libertadores.
O clube argentino identificou o responsável, não revelou a identidade do homem, mas confirmou que ele faz parte do quadro de sócios da instituição. Além dos seis meses de suspensão, o torcedor passará por um curso de conscientização sobre consequências da xenofobia.
Entenda o caso
No dia 13 de abril, o River Plate recebeu o Fortaleza na Argentina, em partida válida pela 2ª rodada da Libertadores. Enquanto as equipes se enfrentavam dentro de campo, um torcedor do clube argentino arremessou uma banana na direção da torcida brasileira.
Após as imagens viralizarem nas redes sociais, River e Fortaleza repudiaram o episódio. Marcelo Paz, presidente do Leão do Pici, também fez duras críticas ao fato racista.
LAMENTÁVEL E ABSURDO! Até quando vamos ver cenas como essa passando impunes? Durante a vitória do River Plate sobre o Fortaleza, pela Copa Libertadores, um torcedor do time da casa atirou pedaços de banana na direção da torcida do Fortaleza. Racismo é CRIME! pic.twitter.com/FGWev9oyaU
— TNT Sports Brasil (@TNTSportsBR)
April 14, 2022
No dia 13 de abril, torcedor do River arremessou uma banana na direção da torcida do Leão do Pici no estádio Monumental